Últimas Notícias


Servindo Voluntariamente Cabo Verde e a Humanidade

Cruz Vermelha de Cabo Verde e o Ministério da Saúde e da Segurança Social assinaram um protocolo do Programa Nacional de Nutrição (PNN) para execução de actividades no domínio da nutrição e na luta contra carência em micronutrientes nas crianças menores de cinco anos nos jardins infantis da Cruz Vermelha de Cabo Verde.

Neste contexto foi realizado uma Formação de Formadores hoje, 4 de Outubro, no Conselho Local da Praia da Cruz Vermelha de Cabo Verde, no Paiol, com o objectivo de capacitar agentes comunitários e monitoras dos jardins infantis da Cruz Vermelha da ilha do Fogo, Maio, Santo Antão e do interior da ilha de Santiago.

Segundo a Representante do Ministério da Saúde, Dra. Irina Spencer, a problemática da anemia por carência de ferro é uma luta que Cabo Verde enfrenta, sendo que 43% das crianças menores de cinco anos tem anemia.

O Secretário-Geral, Dr. Salomão Furtado, também reforçou que é necessário sensibilizar as comunidades no geral sobre a importância de uma alimentação equilibrada.

A Cruz Vermelha de Cabo Verde comemorou ontem, 1 de Outubro, o Dia Internacional do Idoso. As actividades no Centro Dia na fazenda começaram com a recepção dos Idosos de Santa Cruz ao som de Cola São João coordenado pelo Sr. Manuel. De seguida, foi inaugurado a Sala de Repouso pelo Presidente da Cruz Vermelha, Dr. Arlindo Carvalho e a Diretora Comercial do Grupo KHYM NEGOCE, Dra. Suzette Spencer.

Os Idosos puderam desfrutar de uma animação musical, acompanhado de um almoço e troca de experiências.

O Presidente da Cruz Vermelha e Diretora Comercial do Grupo KHYM NEGOCE, juntamente com a sua equipa realizaram uma visita ao Sr. Firmino Moniz em Achada Grande, beneficiário de obras de melhorias de habitação.

O objectivo da Cruz Vermelha em comemorar esta data todos os anos é de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.

Segundo Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta.

Muitos avanços já foram feitos no que diz respeito aos cuidados com os Idosos, embora o desafio da idade não se restringe as aos cuidados básicos, pois se refere também à saúde, uma vez que muitos idosos sofrem com a diminuição das suas capacidades físicas e, muitas vezes, mentais.

Envelhecer envolve diversos problemas que afetam a qualidade de vida de uma pessoa, como dificuldade para locomover-se, problemas de memória, além de várias doenças crônicas comuns da idade, tais como diabetes e pressão alta.

Muitos desses problemas poderiam ser amenizados com a realização de actividades físicas, actividades intelectuais e, principalmente, consultas periódicas ao médico.

Ao longo das últimas décadas a Cruz Vermelha de Cabo Verde não tem medido esforços para proporcionar os idosos condições de vidas saudáveis e oportunidade de convivência e intercâmbio com outras gerações através do fomento das actividades lúdicas e cuidados básicos.

Viva os nossos idosos!

O Presidente da Cruz Vermelha e sua equipa recebeu ontem o Grupo Europeu de Cooperação Económica e Desenvolvimento (EUCED)

O encontro serviu para estreitar laços entre as duas entidades com perspectiva de desenvolver possibilidade de cooperação e iniciativas de financiamento/investimentos nos mais diversos domínios como energias renováveis, unidades de dessalinização de água nas pequenas comunidades, novas tecnologias/jogos, saúde e modernização de serviços.

A delegação do EUCED foi constituída pelo Presidente do Conselho de Administração da EUCED, Dr. Manuel Pereira, a Vice Presidente do Conselho de Administração Dr.ª Helena Faustino, e o membro do Conselho Consultivo, Engº. Marco Caetano.

Nos dias 17 e 18 do corrente mês, o Presidente  da Cruz Vermelha de Cabo Verde, Arlindo Soares de Carvalho participou do encontro da Governança Africana das Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho em Abuja (Nigéria).

O evento foi organizado conjuntamente pelo Bureau da Região Africana da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho sedeado em Nairobi (Kenya) e a Sociedade Nacional da Cruz Vermelha da Nigéria.

Na véspera da organização da próxima Conferência Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (CI), da próxima Assembleia Geral da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICR) e do Conselho de Delegados (CoD) a terem lugar no próximo mês de Dezembro, a reunião da AGG (African Group Governance) teve como propósitos:

- Sessão de informação sobre as grandes operações da Federação Internacional em África no quadro de resposta às grandes catástrofes e crises que assolaram o solo africano nos  últimos tempos como o Ciclone IDAI em Moçambique, Conflitos em República Democrática  de Congo, Ataques terroristas na Nigéria, Guerra no Sudão, pandemia de ébola na região da África Austral, seca e fome na Região do Sahel;

- Sucessos e desafios no seio das Sociedades Nacionais Africanas (Apoios pelos pares, gestão dos problemas de governança e integridade).

- Sessão de informação sobre o funcionamento dos Grupos Sub-Regionais Africanos (Sahel Plus, West Coast, COSNAC, SAPRECS, África do Norte e RCNET).

- Progressos observados na implementação do Plano de Acção de Abidjan pelas  Sociedades Nacionais Africanas.

- Preparação da Xª Conferência Pan-africana (PAC) a ter lugar em Nairobi (Quénia).

- Discussão sobre assuntos/questões da Governança no seio das Sociedades Nacionais  Africanas e da FICR.

- Ponto da situação sobre as mudanças da governança e leadership no seio das Sociedades  Nacionais Africanas e da FICR.

- Preparação das próximas reuniões estatutárias do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho a terem lugar na primeira semana do mês de Dezembro do ano em curso (Conferência Internacional da Cruz Vermelha e do  Crescente Vermelho (CI), da próxima Assembleia Geral da Federação Internacional das  Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICR) e do Conselho de Delegados (CoD).

Tomaram parte na reunião da AGG:

- Membros do Comité de Direcção da Xª Conferência Pan-africana (PAC) (Vice-Presidente e membros africanos do Conselho de Direcção da FICR; o Presidente e o Secretário do Comité de Direcção do PAC)

- Membros da AGG (Membros Africanos do Conselho de Direcção da FICR, os Presidentes dos Grupos Sub-Regionais, a Conselheira Regional para África).

- Director Substituto para a Região África da FICR.

De regresso para Cabo Verde em trânsito para o Senegal, o Presidente teve encontros de trabalho dom as Delegações do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICR) e du Bureau de Cluster Sahel da FICR.

Introduza as suas credenciais