Arranca na capital o Encontro anual do Conselho Superior e das Lideranças da Cruz Vermelha de Cabo Verde. Até amanhã, no Concelho Local da Praia, na localidade do Paiol, o Presidente da Instituição, Membros dos Conselhos Executivo e Superior, Diretores e Coordenadores da Instituição, Presidentes dos Conselhos Locais de todas as ilhas e Pontos Focais dos diferentes programas farão um balanço e apreciação dos resultados do ano anterior.
A reunião constitui um espaço de reflexão estratégica com debates sobre os desafios e oportunidades para o reforço da missão humanitária da Cruz Vermelha de Cabo Verde, a melhoria dos serviços prestados à comunidade, o desenvolvimento de iniciativas solidárias e a otimização das operações ao nível nacional.
Além disso, o evento incluirá a apresentação e análise do programa comemorativo dos 50 anos da Sociedade Nacional, um marco significativo na história da Cruz Vermelha de Cabo Verde, que se assinala a 19 de Julho.
A Cruz Vermelha de Cabo Verde reafirma o seu compromisso com a transparência e inovação, garantindo que as decisões tomadas neste encontro tenham um impacto positivo na sociedade cabo-verdiana.
No âmbito das atividades de celebração dos 50 Anos da Cruz Vermelha de Cabo Verde (CVCV), o Laboratório de Análises Clínicas da CVCV assinala o mês de Março com rastreios do Cancro do Colo do Útero. A iniciativa é realizada em parceria com o IMP Diagnostics, a Inpharma, o Banco BCN, a Associação Cabo-verdiana de Luta Contra o Cancro e a Delegacia da Saúde da Praia.
A atividade contempla sessões de sensibilização e rastreios através de citologia em meio líquido – exame que facilita o diagnóstico precoce, contribuindo para a promoção da saúde e do bem-estar das mulheres e comunidades.
Este exame tem um impacto significativo, especialmente na identificação de lesões pré-cancerígenas, uma vez que a deteção precoce pode salvar vidas. O cancro do colo do útero é apontado como a terceira causa da morte por cancro em mulheres, porém, quando detetado na sua fase inicial, 90% dos casos são curáveis.
O evento de lançamento acontece nesta sexta-feira (07), em frente ao Laboratório de Análises Clínicas da CVCV - Fazenda, e contará com a presença de diversas entidades ligadas a área da saúde.
As sessões de rastreio começam no referido Laboratório, logo após o lançamento da campanha e terão continuidade, ao longo deste mês de março, nos Centros de Saúde de ponta d’Agua e Achada Grande Trás, com apoio da Delegacia de Saúde da Praia.
Essas intervenções estão alinhadas e harmonizadas com a missão da CVCV de minimizar o sofrimento humano, com foco nos grupos sociais mais vulneráveis. Neste sentido, um “djunta mon”, com os parceiros designados representa uma mais-valia em matéria de ações humanitárias.
Agradecemos pela vossa atenção e contamos com a vossa prestimosa e habitual cobertura jornalística para que JUNTOS, possamos construir comunidades cada vez mais saudáveis.
Membros da Comissão de Gestão do Conselho Local, da Cruz Vermelha de Cabo Verde, do Tarrafal de Santiago, foram empossados nesta sexta-feira (28).
A Comissão, presidida por Manuel Alice Neto Amarante Gonçalves, tem por missão viabilizar o bom funcionamento da estrutura local da Cruz Vermelha, naquele município do interior de Santiago.
Além do presidente fazem parte da Comissão Lúcia Helena Correia Sanches, Vice-Presidente, Hernani Fortes Évora, Secretário e os vogais Mizel Arlindo Ramos Fortes e José Lino de Oliveira Tavares.
O ato de empossamento, presidido por Dr. Arlindo Soares de Carvalho, Presidente da Cruz Vermelha de Cabo Verde, decorreu na Sede do Conselho Local da CVCV, na Cidade de Mangue.
O recém-empossado presidente, Manuel Alice, recorda com nostalgia quando entrou na Cruz Vermelha de Cabo Verde, como voluntario aos 17 anos de idade. “Cabeça Rixu na época”, diz, mas com orgulho acrescenta que desde então os princípios da CVCV têm norteado a sua vida e agora, 40 anos depois continua “combatendo o bom combate” e o que ele é hoje deve-se a CVCV.
Agradecendo pela confiança, “Manhol”, como é carinhosamente conhecido por todos e especialmente pela comunidade tarrafalense, finaliza exortando a todos a darem o seu contributo com um lema que o acompanha há largos anos: “Quem não vive para servir, não serve para viver”.
Agradecendo a presença de todos, o Presidente da CVCV, Arlindo Soares de Carvalho, fez um enquadramento do momento difícil e turbulento que o mundo atravessa mas garante que a Instituição Humanitária, continuará a lutar para salvaguardar as comunidades e é justamente isso que demonstra o ato de empossamento da Comissão de Gestão, que irá trabalhar em prol da comunidade.
Carvalho acredita que pelo perfil dos integrantes da Comissão e pelo seu nível de engajamento, “os projetos que temos em andamento vão se concretizar aqui no Tarrafal”. Também reconhecendo todo o trabalho que Manuel Alice tem feito em prol da dignidade das pessoas, “tomara que apareçam mais e mais Manuel Alice. Ele começou com 17 anos e acreditamos que ainda vai muito mais longe”.
A solenidade contou ainda com a presença das Autoridades Locais, Instituições Públicas e Privadas, Voluntários, Amigos e Parceiros desta Instituição humanitária. Na ocasião também foi entregue um lote de colchões oferecidos por um grupo de amigos e voluntários da Cruz Vermelha ao jardim infantil local.
A responsável pelo jardim, Domingas Oliveira, que trabalha no local há mais de 30 anos agradeceu o donativo dizendo que é uma satisfação imensa saber que as crianças não vão mais descansar em esteiras. Ela conta que o donativo chega após uma conversa entre o grupo de doadores que assumiu o compromisso desafiando um ao outro. Oliveira confessa que não acreditou muito na promessa mas ao ver o donativo o sorriso de canto a canto e os olhos marejados revelaram a sua gratidão.
Conselho Local da Cruz Vermelha de Cabo Verde da Brava recebe vários donativos da Fundação José Andrade.
O lote de materiais provenientes dos Estados Unidos da América, orçados em cerca de 250 mil dólares, foram divididos entre as ilhas do Fogo e Brava. No Fogo foi contemplada a localidade de Lomba Tantum e na Brava além do Conselho Local, outro beneficiário foi a Delegacia de Saúde local.
Fazem parte dos materiais doados equipamentos de medição arterial, fraldas, vestuários, medicamentos e camas de hospital.
A Fundação José Andrade, liderada pelo próprio José Andrade, tem como missão combater a pobreza e impulsionar o desenvolvimento da ilha Brava, promovendo ações de impacto social.
A presidente do Conselho Local da Brava, Sónia Coelho, expressou profunda gratidão pela doação, destacando que os materiais serão essenciais para fortalecer a assistência àqueles que mais necessitam.