Servindo Voluntariamente Cabo Verde e a Humanidade

Banner XI assembleia CVCV

O Conselho Superior da Cruz Vermelha de Cabo Verde reúne-se entre 20 e 21 de novembro na cidade da Praia para a XI Assembleia Geral que tem como principais pontos a eleição dos membros do Conselho Superior para o novo triénio 2017-2019, tendo ainda na agenda a revisão dos estatutos deste Conselho Nacional, com vista a uma melhor adequação às recomendações daFederação Internacional da Cruz Vermelha e aos novos tempos.

A Assembleia geral que se realiza sob o Lema «A Caminho de 2020: Fazer Mais, Ir mais Longe», terá ainda como propósito discutir o relatório de contas e atividades da cruz vermelha no período 2014-2016 que iremos divulgar nas próximas horas, adentro a nossa política de uma gestão de boa governança e no sentido de dar a conhecer as muitas ações desenvolvidas ao longo do triénio ora findo.

A propósito, destaca-se entre as muitas ações feitas, a melhoria dos processos de gestão das contas, como atesta a avaliação positiva dada pelo CICR (Comité Internacional da Cruz Vermelha) e que atribui à Cruz Vermelha de Cabo Verde (CVCV) a avaliação máxima (3 numa escala de 0 a 3) no que tange a este quesito, tendo em consideração o constatado pelas missões de avaliação da mesma, nomeadamente a instituição - pelo Conselho Superior, liderado pelo ainda Presidente da CVCV, Mário Moreira, e que ora termina o seu ciclo administração que ora cessa as suas funções - das auditorias independentes regulares às contas da gestão, entre outras medidas.

De frisar também a nossa acção junto à população de Chã das Caldeiras em resposta à trágica erupção de 2014 e que constituiu, certamente, o maior desafio deste triénio, e quiçá, de toda a história da Cruz Vermelha. Junta-se a isso o naufrágio do navio Vicente, quiçá o mais trágico acidente marítimo na história moderna do país, o que ceifou pelo menos 15 vidas, para além da seca e que testaram ao limite as capacidades da CVCV, este terá sido o triénio mais desafiante de todos da história desta nossa jovem Sociedade Nacional.

As ações em torno da Protecção da Infância, da Terceira Idade e das camadas mais vulneráveis da sociedade em geral, continuam a estar entre as grandes prioridades da CVCV, como se poderá perceber ao longo das exposições do relatório trienal 2014-2016 e, incluindo o ano de 2017, ainda sob a gestão do actual Conselho Superior.

Seja como for, a CVCV, com o concurso de todos os seus quadros efectivos e voluntários, mostrou o seu valor e de que está preparado para os desafios futuros.

Introduza as suas credenciais