cntrdiaCentro de Dia da 3ª Idade tem desempenhado um papel importante na nossa vida dos nossos idosos, afirma coordenadora Fátima Carvalho

A Coordenadora do Centro de Dia da 3ª Idade, Fátima Carvalho considera que o espaço tem desempenhado o seu papel de acolher e cuidar dos idosos que precisam de uma atenção especial e um apoio incondicional. Para isso tem realizado diferentes atividades e diárias que tem auxiliado os idosos a terem uma vida dinâmica não só no Centro, mas também em casa.

Com o objetivo de contribuir para uma vida ativa na terceira idade, o Centro de Dia da Terceira Idade faz uma programação diária, que inclui diversas atividades e ensinamentos aos idosos praienses. As atividades começam logo pela manhã com a primeira refeição do dia, o pequeno-almoço, depois fazem higienização e beneficiam de mais atividades lúdicas e recreativas. Ainda duas vezes por semana recebem aulas de alfabetização e cuidados de saúde, exercícios físicos e acompanhamento médico às terças-feiras.

Quanto aos idosos a domicílios recebem o mesmo tratamento, pois os voluntários da CVCV deslocam às suas casas para entrega das refeições, prestar assistência médica e medicamentosa, acompanhar em questões de internamento e trazer ânimo à sua vivência.

Relativamente à saúde, há neste momento poucos médicos a prestarem serviços de acompanhamento das pessoas na terceira idade, com doenças como a diabete, entre outros. No entanto, afirma que o Centro tem estagiários de Enfermagem que cuidam dos utentes, através de triagem e higienização.

Para Fátima Carvalho o Centro tem funcionado bem, porém se tivesse uma equipa multidisplinar completa, bem como um espaço para os idosos dormirem e descansarem durante o dia seria muito melhor.                   

De referir que o Centro de Dia da Terceira idade alberga neste momento 24 idosos, sendo 4 a domicílio. 

Introduza as suas credenciais