Últimas Notícias


Servindo Voluntariamente Cabo Verde e a Humanidade

Numa altura em que cresce de forma célere o contágio de pessoas pelo novo coronavírus a nível mundial e com aumento inquietante na nossa sub-região, a Cruz Vermelha de Cabo Verde, à semelhança do que vem acontecendo um pouco por todo o país vem adotando medidas adequadas ao nível dos seus serviços com  o propósito de contribuir preventivamente para o aparecimento de possíveis situações de contaminações e os efeitos nefastos daí resultante, que de certeza irão trazer consequências nocivas e  imprevisíveis para o país.

 

Nesta linha, a CVCV enquanto instituição humanitária e auxiliar dos poderes públicos, colocou à disposição do governo de Cabo Verde a sua rede de infraestrutura presente em todas as Ilhas, para serem utilizadas em caso de quarentena, alterou a forma de funcionamento dos Centros de Dia sob a sua responsabilidade em algumas Ilhas, determinando que os Idosos utentes passem a ser assistido em casa, no que diz respeito à alimentação, assistência psicológica, entre outros.

 

Para o efeito, já disponibilizaram cerca de 2 mil contos repartidas pelos Conselhos locais a fim de viabilizar os planos de ação preventivas de combate ao COVID-19, aprovados a nível local. Ainda, no cumprimento do plano preventivo de combate a esta pandemia, as estruturas locais vão receber dentro de dias, todo o material de proteção individual consideradas essenciais e indispensáveis para que os voluntários possam desempenhar com segurança, zelo e prontidão todas as incumbências que lhes são confiadas quer no plano preventivo, de sensibilização e de combate ao coronavírus.

 

Ainda no quadro preventivo está em equação a possibilidade de criação de condições necessárias para que alguns dos colaboradores desta Instituição de caris humanitária possam prestar os seus serviços a partir de casa.

 

No âmbito do fortalecimento da parceria entre a Cruz Vermelha de Cabo Verde e seus parceiros nacionais uma delegação desta Instituição chefiada pelo seu Presidente Dr. Arlindo Soares de Carvalho esteve no passado sábado, 21 do corrente mês de março no município de Santa Catarina, e teve uma reunião de trabalho com o Presidente dessa edilidade, Dr. José Alves Fernandes onde passaram em revista o protocolo existente entre as duas instituições e acordaram a possibilidade de desenvolverem projetos conjunto no domínio da Terceira Idade, Ação Social entre outros, como também a mobilização de recursos para a sua execução.

 

Tendo em conta a conjuntura atual, os dois presidentes aproveitaram a ocasião para analisarem a possibilidade de execução conjunta de ações, no sentido de mitigarem os impactos nefastos que já se fazem sentir quer ao nível econômico, como social.

 

Introduza as suas credenciais