A Pandemia do Coronavírus continua alastrar-se de forma célere e a dizimar vidas por todo o planeta. Para George Gao, cientista e especialista em vírus que possuem membranas lipídicas frágeis chamadas envelopes que inclui o SARS-CoV-2, um dos métodos utilizados, na china, para diminuir a sua propagação foram através de utilização de "estratégias não farmacêuticas", por não existir, até ao momento, nem inibidores ou medicamentos específicos e nem vacinas.

 

No nosso caso especifico, que ainda conta com apenas seis casos confirmados a melhor forma de diminuir o contagio e debelar a propagação deste vírus maldito é o “djunta mo” na sensibilização e informação assertiva no seio da população.

 

É Nesta linha que de 23 a 29 do corrente mês de março, o Conselho Local da Cruz Vermelha em Santa Cruz, tem desdobrado em contactos com as autoridades locais, forças vivas e instituições públicas e privadas no sentido de inteirar da situação do COVID-19 no concelho em termos de sensibilização e monitorização para poderem organizar e delinear as estratégias essenciais, para melhor servir o município nesta luta tenaz de exaurir essa pandemia.

 

Estiveram reunidos com o enfermeiro chefe do Centro de Saúde de Pedra Badejo para conhecerem a situação do COVID 19 na edilidade, assim como a data prevista para o início de formação sobre esta pandemia. No final do meeting, o Conselho Local colocou s voluntários desta instituição humanitária à disposição deste Centro de Saúde para o auxiliar em todas as atividades que se mostrarem necessárias.

 

Ainda no cumprimento do plano de trabalho preconizado, encontraram com as Associações de Pescadores e Peixeiras, dos Jovens Santiaguense e com os Bombeiros Municipais a fim de acertarem a melhor forma de recolherem géneros alimentícios e produtos da primeira necessidade para confeção e distribuição de cestas básicas aos mais carenciados. Uma outra preocupação dos voluntários que foi abordada nessa reunião, é o que fazer para evitar a aglomeração de pessoas no cais de pesca aquando do desembarque de pescados.

 

O conselho Local de Santa Cruz do decorrer da semana finda, participou com 15 voluntários nos trabalhos de sensibilização sobre a prevenção do COVID 19 na zona de Pedra Badejo e arredores.

 

Até ao momento, a Ilha de Santiago regista dois casos positivos do novo coronavírus, todos no bairro de Achada de S. Filipe, na Cidade da Praia.

 

O COVID-19 surgiu em dezembro do ano passado, na cidade de Wuhan, China e o surto espalhou-se por todo o mundo levando a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

 

Introduza as suas credenciais