Últimas Notícias


Servindo Voluntariamente Cabo Verde e a Humanidade

No mesmo ato, a Cruz Vermelha apresentou um serviço de atendimento psicológico, coordenado pelo Psicólogo Jacob Vicente e que engloba cerca de 70 especialistas pertencentes à rede de psicólogos cabo-verdianos, residentes no país e na diáspora e que a partir de agora vão prestar assistência on-line para esclarecimentos e consultas à população cabo-verdiana.

Segundo o coordenador da Rede de Psicólogos Voluntários de Cabo Verde, Jacob Vicente, esta iniciativa surgiu no contexto da covid-19, pandemia que já infetou mais de 1,3 milhões de pessoas em todo o mundo e sete em Cabo Verde.

Este programa surgiu por iniciativa desses psicólogos que com a parceria da Cruz Vermelha de Cabo Verde, resolveram colocar os seus conhecimentos dando assistência psicológica aqueles que precisam, de forma gratuita, via facebook, decorrente da fase de confinamento e pressão em que a população está sujeita.

Os interessados que quiserem contactar com qualquer psicólogo de rede, terá de aceder à página no endereço “covid19 acompanhamento psicológico cruz vermelha” e escolher um dos psicólogos inscrito e mandar mensagens que serão respondidas logo que for possível.

O Diretor Nacional de Saúde, Artur Correia que esteve presente no ato em representação do Ministro de Saúde congratulou-se com a iniciativa e considerou uma feliz atitude e que irá se juntar às respostas do Governo no combate ao COVID-19.

“Cada dia, as respostas ao COVID-19 estão cada vez mais resilientes e densificadas, não só em relação às iniciativas governamentais, mas também da sociedade civil e diversas instituições, como a Cruz Vermelha”, acrescentou este responsável de saúde.

Para o Presidente da Cruz Vermelha, Arlindo Soares de Carvalho, o apoio da instituição que dirige no combate ao novo coronavírus não restringe a este gesto. Os voluntários estão no terreno colaborando com outras estruturas do governo, como a FICASE na confeção e distribuição de cabazes aos mais vulneráveis, com as delegacias de saúde na sensibilização da população, entre outras atividades.

Introduza as suas credenciais