Últimas Notícias


Servindo Voluntariamente Cabo Verde e a Humanidade

 

Aconteceu ontem, 19 de Julho, o lançamento das Operações DREF, enquadrado no Plano de Emergência contra seca em Cabo Verde, através de uma conferência de imprensa e apresentação do projeto na sede nacional da Cruz Vermelha.

O evento contou com o Presidente da Cruz Vermelha, Arlindo Carvalho, Secretário-Geral da Cruz Vermelha, Salomão Furtado, Administrador do Banco Cabo-verdiano de Negócios e parceiro do projeto, Carlitos Fortes e o Ponto Focal Responsável da Segurança Alimentar e Nutricional da Cruz Vermelha, Eduardo Ramos. Assim como o Presidente da Camara do Porto Novo, Aníbal Fonseca, na plataforma online.

 

O objetivo global desta ação é responder às necessidades imediatas da população afetada pelas várias crises atuais e reduzir a sua vulnerabilidade na sequência de previsões de grave insegurança alimentar e subnutrição nos próximos meses. Isto está a ser feito na Ribeira Grande de Santiago, na ilha de Santiago, e no Porto Novo, na ilha de Santo  Antão, fornecendo assistência alimentar imediata, implementando atividades de preparação e proteção dos meios de subsistência, implementando atividades de prevenção da desnutrição, assegurando um melhor acesso à água e sensibilizando para as questões de higiene e saneamento.

Com o apoio da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, a Cruz Vermelha de Cabo Verde, através do mecanismo DREF - Fundo de Emergência de Resposta às Catástrofes, no valor de 33.147129,00 CVE (Trinta e três milhões, cento e quarenta e sete mil e cento e vinte escudos), prestará assistência às populações de vulnerabilidade nos municípios de Porto Novo na ilha de Santo Antão, bem como de São Domingos, Santa Cruz e Ribeira Grande na ilha de Santiago, através de uma série de ações.

 Estas atividades representam apenas a primeira parte da intervenção da Cruz Vermelha de Cabo Verde. Estão atualmente em curso negociações com parceiros da Cruz Vermelha para uma intervenção a médio prazo, ainda com o objetivo de prestar apoio às pessoas mais vulneráveis. Após a distribuição monetária haverá um programa de seguimento e avaliação feito através de inquérito às famílias.

 

Introduza as suas credenciais