Cruz Vermelha de Cabo Verde esteve representada na reunião anual do Conselho de Administração da Associação das Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho dos países africanos de língua oficial francesa, portuguesa e espanhola (ACROFA) e do Conselho de Administração do Centro Logístico de África da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelha com sede em Las Palmas, Canarias.
No encontro foram abordadas a problemática das demandas humanitárias no contexto atual, o engajamento dos parceiros europeus, do Movimento Internacional nos projetos estratégicos da Cruz Vermelha de Cabo Verde.
Ainda os representantes da Instituição nacional, o Presidente da CVCV, Arlindo de Carvalho, e o Secretário-geral, Salomão Furtado participaram em algumas das atividades comemorativas dos 150 da ação humanitária da Cruz Vermelha Espanhola nas Ilhas Canárias.
Na reunião anual da ACROFA, que decorreu em Tenerife, nas Canárias, participaram representantes da Federação Internacional, do Comité Internacional e das sociedades da Cruz Vermelha, espalhadas pelo mundo.
O que é a ACROFA
A ACROFA é um órgão de consulta, reflexão, coordenação regido pelos Princípios Fundamentais do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
Composta por 32 Estados-Membros e 6 Estados-Membros Associados, A ACROFA reúne-se de quatro em quatro anos, em sessão ordinária, a convite do Presidente em exercício e de acordo com o Conselho Diretivo.
Os membros associados da ACROFA são as Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho que contribuem financeira e tecnicamente para a realização de seus objetivos. E os Estados-Membros associados são: Andorra, Bélgica, Espanha, França, Itália e Luxemburgo.
Os membros da ACROFA são as Sociedades Nacionais Africanas da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, reconhecidas pelo CICV e admitidas pela Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.