Membros do Conselho Local da Praia recebem formações promovidas pelo Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP).
O objetivo é que o grupo, com o suporte dos voluntários, esteja preparado para auxiliar na sensibilização das comunidades, com campanhas, visando o combate e a prevenção da Dengue.
Ainda, um grupo do Conselho Local, está a definir, com a Delegacia de Saúde da Praia, um plano de ação conjunto, para fazer face ao aumento do número de casos de Dengue na capital.
De acordo com a delegada de saúde da Praia, Ulardina Furtado, os casos de dengue continuam a aumentar na capital, sendo que as mulheres são as mais afetadas.
A Delegacia de Saúde continua os trabalhos de pulverização nas casas e no terreno para eliminar os focos da doença. Ainda está sendo levada a cabo uma campanha de recolhe de pneus, considerados viveiros de mosquitos.
Conforme dados da Delegacia existem casos em todas as zonas, mas as que apresentam maior número de casos são Ponta d’Água, Vila Nova, Safende, Calabaceira e Achadinha.
Os sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, inflamações na pele e nos casos mais graves pode causar hemorragia.
Para evitar a proliferação de mosquitos é recomendado evitar água parada, deixar reservatórios de água sempre bem tampados, evitar plantas na água e evitar deixar que pratos de vasos acumulem água. Todos os locais que possam acumular água e transformar em possíveis criadouros de mosquitos devem ser evitados.