Últimas Notícias


Servindo Voluntariamente Cabo Verde e a Humanidade

As fileiras de voluntariado da Cruz Vermelha de Cabo Verde (CVCV) contam com 22 novos voluntários que agora estão preparados para, juntos com os 300 que já colaboram com o Conselho Local da Praia, responder às solicitações dos mais vulneráveis em diferentes comunidades.

Com os recém-formados, o Conselho Local da Praia da Cruz Vermelha de Cabo Verde cumpre assim com a prioridade da Instituição Humanitária de continuamente formar e fidelizar voluntários para contribuir para um Cabo Verde melhor, auxiliando os poderes públicos e apoiando pessoas e comunidades mais vulneráveis.

O Vice-presidente do Conselho Local, Júlio Gomes incentiva o grupo a aproximar-se cada vez mais da Instituição, partilhando responsabilidades e estando sempre presentes no dia-a-dia do Conselho Local e de toda a Cruz Vermelha.

O Presidente da CVCV, Arlindo de Carvalho, também exorta os novos voluntários a ousarem mais, lembrando, com orgulho, que suas bases na Instituição começaram como voluntário no Conselho Local da Praia.

Logo, como ele explicou, ser voluntário vai além de prestar serviços para o bem das comunidades. Há que também ousar no desenvolvimento de projetos geradores de rendimento e que promovam o desenvolvimento da Instituição. 

Durante o encerramento da formação o Presidente apresentou uma comunicação sobre o Direito Internacional Humanitário, que foi um dos temas abordados na formação. Participativos e engajados, os recém-formados mostraram-se bem interessados e com conhecimentos adquiridos.

É certo que receber um certificado e um cartão de voluntário faz aumentar as responsabilidades, conforme expôs o secretário-geral Salomão Furtado. Entretanto, ele assevera aos novos voluntários que é recompensador assumir a missão de minimizar o sofrimento humano.

Saudando e felicitando os formados pela etapa vencida, Furtado incentiva o grupo a procurar melhorar os seus conhecimentos, apostando no aprendizado das línguas, especialmente as quatro de trabalho do Movimento Internacional (Inglês, Francês, Espanhol, Árabe), para que possam estar mais aptos a exercer a sua condição de voluntário na Instituição Humanitária que está presente em 191 países. Para isso ele sugere que frequentem o Conselho Local, onde poderão usar a Internet para reforçar os seus conhecimentos, arrematando que “a CVCV conta com vocês nessa missão de minimizar o sofrimento humano, e continuar com o ideal de Henry Dunant de fazer cada vez mais”.

Durante o encerramento da formação a Coordenadora Nacional da Juventude, Kenny Monteiro, abordou com os novos voluntários da Cruz Vermelha a importância e como funciona a Plataforma dos Voluntários e ainda explicou como funciona o cartão de voluntariado.

 

Introduza as suas credenciais