Durante os quatro dias do maior e mais antigo festival de música do país – Festival da Baía das Gatas – a Cruz Vermelha de Cabo Verde enviou um grupo de voluntários, através do Conselho Local de São Vicente, para responder a situações emergenciais.
Com uma tenda montada, naquela praia, durante a 40ª edição do evento que, pela primeira vez durou 4 dias, os Jovens trabalharam por turno, atendendo pessoas em situação de emergência, prestando os primeiros socorros. De quinta-feira (15) à esta segunda-feira (19) foram feitos 11 turnos de 10 elementos cada.
Nos postos de socorro da Cruz Vermelha foram atendidas quase 200 pessoas, a maioria com problemas de diarreia e vómito causadas por intoxicações alimentares, pequenos ferimentos, dores de cabeça e mal-estar devido ao sol forte, e ainda devido ao uso exagerado de bebidas alcoólicas.
Conforme explica o Presidente do Conselho Local de São Vicente Benvindo Leston, dos casos atendidos nove, que necessitaram de atendimento mais especializado, foram evacuados para o Banco de Urgências do Hospital Baptista de Sousa.
Leston alertou para o uso abusivo do álcool. É que foram atendidas pessoas quase que em coma alcoólico por passarem muito tempo bebendo e sem comer.
O responsável enaltece o grande trabalho feito pelos enfermeiros e socorristas que dedicaram incansavelmente em todos os turnos de trabalho, respondendo a demanda com bastante profissionalismo e empenho.