Últimas Notícias


Servindo Voluntariamente Cabo Verde e a Humanidade

Assinala-se nesta segunda-feira, 19 de Agosto, o Dia Mundial Humanitário. A Cruz Vermelha de Cabo Verde enaltece a dedicação de todos os seus voluntários, profissionais, colaboradores e doadores que auxiliam a Instituição na proteção e apoio aos mais vulneráveis.

Instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2008, para homenagear as pessoas que dedicam suas vidas a ações humanitárias, a data foi escolhida para recordar o atentado ao Escritório das Nações Unidas no Iraque, ocorrido em 2003, que vitimou 22 pessoas, entre as quais o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, funcionário da organização que dedicou sua carreira à promoção da paz, com destacada atuação em assuntos humanitários. 

O Dia Mundial Humanitário surge para enaltecer os trabalhadores humanitários de todo o mundo, reconhecendo sua inestimável contribuição em favor das vítimas de crises humanitárias. Também sublinha a importância de assegurar a proteção desses trabalhadores, de facilitar o acesso de assistência às populações afetadas e de respeitar o Direito Internacional Humanitário.

Heróis comuns

Conforme a Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, os voluntários e trabalhadores humanitários não são super-heróis. São pessoas comuns, fortalecidas por sua compulsão de ajudar os outros e equipadas com treinamento e experiência sobre como responder durante emergências.

O texto dedicado aos humanitários, diz ainda que esses voluntários não são isentos de medo. São treinados para lidar com situações difíceis e se proteger da melhor forma possível, mas esse treinamento não pode protegê-los totalmente se eles não receberem o total respeito, acesso e apoio que merecem enquanto trabalham urgentemente para salvar vidas.

 

Introduza as suas credenciais