Centro da Terceira Idade da Cruz Vermelha de Cabo Verde, na Fazenda, sob a coordenação de Nilda Borges, recebe conversa aberta sobre “O Papel do Apoio Familiar na Saúde Mental dos Idosos”.
A iniciativa aconteceu no âmbito da atividade “2024: Ano da Saúde Mental em, Cabo Verde. Saúde Mental, prioridade e compromisso de todos”, promovida pelo Ministério da Saúde.
No centro da Cruz Vermelha a atividade foi orientada pela psicóloga Janine Pipa e pelo fisioterapeuta Yannick Araújo, com o propósito de promover uma reflexão sobre a importância do apoio familiar e dos cuidados com a saúde para a saúde mental dos idosos.
A conversa com a psicóloga foi a volta dos cuidados essenciais para a saúde dos idosos, informando os participantes sobre as formas de manter uma rotina de cuidados com a saúde, alimentação equilibrada, sono de qualidade, exercício físico, controle de medicação e apoio familiar para um envelhecimento saudável com melhor qualidade de vida.
Janine Semedo abordou com os presentes a importância de cada um se priorizar, explicando que corpos e mentes sãos e bem cuidados estão melhores preparados para ajudar e apoiar o outro.
Durante o encontro os 17 participantes fizeram exercícios de relaxamento visando a promoção do bem-estar, sob a orientação do fisioterapeuta Yannick Araújo, que abordou a importância do exercício físico e especialmente de exercícios de alongamento e respiração.
Visando mostrar ao grupo que é possível exercitar e se alongar em diferentes circunstâncias, Araújo começou explicando aos idosos a importância da respiração e dos exercícios mostrando-os como podem mexer o corpo mesmo sentados.
Ao som da música “Hino à Gratidão”, de Mário Lúcio Sousa, os participantes finalizaram os exercícios, aplaudindo e agradecendo pela iniciativa.