Neste mês de Setembro dedicado a consciencialização sobre a importância do combate ao suicídio, a Cruz Vermelha de Cabo Verde está a assinalar a efeméride chamando a atenção para a importância deste combate, nos bilhetes da Lotaria Nacional deste mês.
Com o propósito de popularizar a discussão para identificar sinais de alerta e incentivar a prevenção ao suicídio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o Setembro Amarelo.
De acordo com a OMS, a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio em algum lugar do planeta. A maioria dos casos é relacionada com as doenças mentais não diagnosticadas ou tratadas incorretamente.
Neste sentido, a Organização sugere que as sociedades invistam em acesso ao tratamento psiquiátrico e em informações de qualidade.
E a Cruz Vermelha chama atenção para a importância da informação, pois, estar informado é estar preparado para se ajudar e ajudar o próximo. É importante estarmos atentos uns aos outros, tendo uma escuta ativa, sem julgamentos, demostrando empatia e incentivando a busca por cuidados médicos especializados.
Sendo o suicídio considerado um fenómeno complexo que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades, a sua prevenção deve ser colocada no topo das agendas nacionais de todos os países.
Seguindo a campanha de combate ao suicídio, promovida através dos bilhetes da Lotaria Nacional deste mês, a mensagem da Cruz Vermelha é: “Estamos juntos. Compartilhar os nossos sentimentos nos tornam mais fortes”.
A extração do concurso da Lotaria Nacional de Agosto será na primeira terça-feira de Setembro, ou seja amanhã, dia 03, com cerca de 18 prémios ao concurso e um prémio máximo de 1.200.000$00.