Últimas Notícias


Servindo Voluntariamente Cabo Verde e a Humanidade

A Cruz Vermelha de Cabo Verde e a Broa Foundation, Instituição que trabalha com apoios à pessoas e comunidades vulneráveis nas áreas da saúde e educação, buscam formas de cooperação. 

A ideia é juntar esforços e sinergias para fazer mais e melhor em prol das pessoas que mais precisam.

A fundação está baseada nos Estados Unidos mas a partir de 14 de Março terá a sua sede na capital cabo-verdiana.

Os integrantes da Broa Foundation visitaram alguns serviços da Cruz Vermelha, que operam na área da saúde e da educação, para observarem como funcionam e quais tem sido as maiores barreiras e necessidades.

O grupo conheceu o Conselho Local da Praia, que assim como os outros 18 conselhos locais do país funciona mediante transferências de verbas mensais disponibilizadas pelo serviço financeiro central da Cruz Vermelha e com algumas receitas arrecadas através de doações pontuais, sendo as do Conselho Local da Praia destinadas, na sua maioria, à áreas como Saúde, Desenvolvimento Social e Educação.

Neste primeiro contacto e dos serviços geridos pelo conselho local, o grupo foi conhecer como funciona o jardim infantil da CVCV na Praia e o Centro de Dia.

O Centro de Dia da Cruz Vermelha de Cabo Verde, na capital acolhe atualmente uma média de 25 idosos por dia, que chegam por conta própria ou que dependem do transporte disponibilizado pela Cruz Vermelha até o Centro e de volta para as suas casas. 

Os idosos começam a chegar ao Centro por volta das 8h30, onde fazem as suas refeições diárias, higiene pessoal e várias atividades, onde se destacam conversas abertas com psicólogos, sociólogos, assistentes sociais, sessões de educação física e fisioterapia, atividades lúdicas e de coordenação motora como danças, jogos e muitos ainda aprendem a assinar o próprio nome, além de terem acesso a consultas várias.

Os profissionais do Centro de Dia da Cruz Vermelha de Cabo Verde, também atendem diariamente e de forma gratuita, a domicílio,12 idosos acamados, ou com dificuldades de locomoção. 

Nas casas desses utentes os profissionais fazem a limpeza domiciliar, ajudam-nos com a sua higiene pessoal e ainda os idosos beneficiam de refeições quentes e consultas médicas.

Ainda no Centro de Dia funciona o Centro de Diabetes, da Cruz Vermelha de Cabo Verde, na Praia, que realiza consultas semanais para doentes residentes na capital. 

Os profissionais do espaço atendem trimestralmente cerca de 300 utentes que se deslocam ao centro para fazerem seus controles.

Após intercambiar e conhecer os serviços prestados, nas áreas da Saúde e Educação, especificamente, da Cruz Vermelha de Cabo Verde, a  ONG Boa Foundation, fundada pelos cabo-verdianos Admilson Ramos e Joanito Brasão, mostrou-se disponível e acessível a juntar esforços para conferir mais dignidade as pessoas que mais precisam em todo o país. 

Introduza as suas credenciais