A Cruz Vermelha de Cabo Verde é a primeira organização de cariz humanitária a existir em Cabo Verde. O decreto-lei nº 2/75, constante do Boletim Oficial nº 3, que institui a “Associação da Cruz Vermelha de Cabo Verde”, foi publicado no dia 19 de Julho de 1975, ou seja, 14 dias após a independência nacional que, como se sabe, foi proclamada a 5 de Julho.

A grande viragem da Cruz Vermelha de Cabo de Verde deu-se, com a preparação e a realização da I Assembleia-Geral de Voluntários, ocorrida em 1984 e que conduziu, em consequência, à aprovação dos estatutos da organização, de acordo com as orientações da Federação Internacional, então Liga das Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, tendo os mesmos sido publicados através do decreto-lei nº 108/84, no Boletim Oficial nº 44, de 03 de Novembro. Na sequência, a Cruz Vermelha de Cabo Verde foi, em 1985, reconhecida pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICR) e, consequentemente, aceite como membro de pleno direito da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV).

Desde então, a Cruz Vermelha de Cabo Verde é reconhecida pelo Estado de Cabo Verde como uma Entidade auxiliar dos poderes públicos, no dominio humanitário, em particular dos serviços militares e de saúde.

Clique aqui para descarregar o documento na integra (formato pdf)

 

Introduza as suas credenciais