Assinala-se nesta terça-feira, 1 de outubro, o Dia Internacional da Pessoa Idosa.
A data é assinalada pelo Centro Multiuso da terceira idade e Cuidados Integrados da Cruz Vermelha de Cabo Verde, na Fazenda, em parceria com os ministérios da Família e da Saúde, através do Instituto Nacional da Saúde Pública e da Direção Nacional da Saúde, com um leque de atividades recreativas.
O Centro de Dia da 3ª Idade tem desempenhado um papel importante no acolhimento e cuidado com os idosos que precisam de uma atenção especial. Para isso tem realizado diferentes atividades e diárias que tem auxiliado os idosos a terem uma vida dinâmica não só no Centro, mas também em casa.
Com o objetivo de contribuir para uma vida ativa na terceira idade, o Centro de Dia da Terceira Idade faz uma programação diária, que inclui diversas atividades.
Além dos idosos que passam pelo Centro, os idosos, registados no centro, e que são acamados recebem o mesmo tratamento a domicílio, uma vez que os voluntários da Cruz Vermelha deslocam às suas casas para entrega de refeições, prestar assistência médica e medicamentosa, acompanhar em questões de internamento e animar os seus dias.
A data
O Dia Internacional da Pessoa Idosa foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU), como forma de sensibilizar a sociedade sobre questões relacionadas com a promoção de um envelhecimento saudável e a necessidade de proteger e cuidar da população idosa.