Bairros de Porto Baixo, Cutelinho e Ponta Belém, no município de Santa Cruz, recebem megacampanha de limpeza e de sensibilização, promovida pela Cruz Vermelha de Cabo Verde (CVCV) no âmbito da “Operação Dengue Zero”.
De acordo com a presidente do Conselho Local da CVCV de Santa Cruz, Delva Fortes, são bairros, onde a necessidade de intervenção é maior.
A iniciativa que aconteceu nesta segunda-feira (13) contou com a participação de cerca de 60 voluntários de todos os conselhos locais de Santiago. Só não foi possível a participação dos voluntários de Tarrafal de Santiago, uma vez que estavam envolvidos com as atividades em honra ao padroeiro daquele município, que decorrem até amanhã.
De salientar que Santa Cruz é o segundo conselho da ilha de Santiago com maior foco de dengue. Neste sentido, nos próximos dias o conselho local vai intensificar as ações de sensibilização, em parceria com a delegacia de saúde e a edilidade locais.
A Operação Dengue Zero decorre em todo o país, desde finais de 2024, e o balanço até agora é positivo, conforme explica o presidente da CVCV, Arlindo Carvalho, ao enaltecer o facto de o número de casos estar a diminuir e o país ter entrado em 2025 mais tranquilo em relação à doença.
Essa conquista é para Carvalho o resultado do engajamento de todos os envolvidos nesta luta: Desde a CVCV e os seus voluntários, as autoridades nacionais, as associações comunitárias, as instituições e toda a sociedade.
Além de campanhas de sensibilização e limpeza a Operação engloba ainda uma fase de vigilância comunitária.
A “Operação Dengue Zero”, é levada a cabo pela CVCV, que, na qualidade de auxiliar dos poderes públicos, mobilizou apoios junto à Federação Internacional das Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e através do Disaster Response Emergency Found (DREF).
O Plano Global 2025 da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho foca nas questões humanitárias mais urgentes do mundo e na garantia de que cada uma das 191 Sociedades Nacionais tenham apoio necessário para responder as crises e construir a resiliência comunitária.
Em todo o mundo, as necessidades humanitárias continuam a crescer a um ritmo impressionante. O Plano Global da Federação 2025 descreve como compromisso ajudar as pessoas a reduzir os riscos de desastres, salvaguardar sua saúde, proteger seus meios de subsistência, construir sua resiliência e ter as informações e capacidades de que precisam para prosperar.
Para enfrentar os desafios, a Federação e suas Sociedades Nacionais membros trabalharão ao lado das comunidades afetadas em 191 países, guiadas pelos Princípios Fundamentais do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
O Plano Global 2025 da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho para as 191 Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha, concentra-se em 3 R’s: Resposta: com vista a inovar o socorro a desastres com ações antecipadas, assistência em dinheiro e soluções orientadas para a tecnologia. Resiliência: para construir comunidades mais fortes, abordando as crises climáticas, melhorando os sistemas de saúde e apoiando os migrantes com dignidade. E Respeito: para defender a proteção, a inclusão e os princípios da humanidade em tudo o que se faz.
O Conselho Local da Praia da Cruz Vermelha de Cabo Verde, irá realizar amanhã (28), um leque de atividades na Comunidade de Matão, em São Martinho, na Praia, das 9h às 16h.
As iniciativas, enquadradas no plano de atividades de natal do Conselho Local, incluem: feira de saúde, palestra, demonstração de primeiros socorros, distribuição de cestas básicas às famílias vulneráveis e brinquedos para as crianças, e ainda um almoço convívio. A previsão é contemplar 63 crianças e 15 idosos com brindes de natal. Já o momento de confraternização e almoço deverá beneficiar toda a comunidade.
De igual modo será desenvolvida uma ação de comunicação de risco e sensibilização, no âmbito da campanha “Dengue Zero”.
Os Médicos, Estomatologistas, Enfermeiros, Técnicos, Nutricionistas e Voluntários aferirão a pressão arterial, glicémia capilar, colesterol e ainda será avaliado o índice de massa corporal. Por outro lado, estão previstas conversas abertas sobre o HIV/Sida e o uso de preservativo, assim como distribuição de preservativos e panfletos informativos, além de despiste de doenças sexualmente transmissíveis.
Ainda estão calendarizadas demonstração prática de primeiros socorros, aconselhamento sobre doenças crónicas não transmissíveis e orientações sobre alimentação, nutrição, promoção da saúde e prevenção de doenças.
Para o efeito, o Conselho Local da Praia, conta com parceria de diversas instituições como o Hospital Agostinho Neto, a Delegacia de Saúde da Praia, a Verdefam, a Caetano Cabo Verde e o Serviço Social da Polícia Nacional.
Celebra-se nesta quarta-feira (18) o Dia Internacional dos Migrantes sob o tema “As contribuições dos trabalhadores migrantes em todo o mundo”.
O tema deste ano pretende destacar como é que as pessoas que se deslocam são poderosos motores de desenvolvimento, tanto nos seus países de origem como nos países de destino, enquanto trabalhadores, estudantes, empresários, familiares, artistas e muito mais.
Outra intenção é mostrar como os migrantes mantêm frequentemente fortes ligações aos seus países de origem, ao mesmo tempo que abraçam as suas novas comunidades, para onde trazem uma riqueza de conhecimentos, experiências e competências.
De acordo com a Eurocid, se for bem gerida, a mobilidade pode ser impulsionadora do desenvolvimento sustentável, da prosperidade e do progresso. Desbloquear o potencial da migração é fundamental para acelerar os esforços e poder enfrentar os desafios significativos da Agenda 2030.
A data foi proclamada através da Resolução 55/93 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 4 de dezembro de 2000. A resolução adotou, ainda, a “Convenção Internacional sobre a Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e os Membros das suas Famílias”.