Últimas Notícias


Servindo Voluntariamente Cabo Verde e a Humanidade

A Cruz Vermelha de Cabo Verde mostrou-se fortemente engajada e empenhada na luta contra a Covid-19 desde abril de 2020, com o aparecimento do primeiro caso em Cabo Verde. E a sua forte ação no terreno auxiliando as estruturas de saúde e não só, deveu-se a um forte apoio dos seus parceiros nacionais e internacionais de entre os quais o Movimento RC/RC que contribuiu significativamente para a implementação com sucesso do plano de contingência elaborado e executado pelo departamento de catástrofes da CVCV, através de apoio bilateral do CICV e do PNS no âmbito do apelo de emergência global para o combate à Covid-19 da IFRC. 

Porém, com o comportamento cada vez mais agressivo do vírus a nível mundial em consequência de mutações sofridas, não obstante o aparecimento de vacinas, tudo indica que continua a ser premente a presença da Cruz Vermelha no terreno cumprindo a sua missão de auxiliar os poderes públicos através das estruturas de saúde e não só, no combate a este maldito vírus que continua de uma forma descontrolada a contaminar pessoas e a ceifar vidas. 

E é neste pressuposto que vai estar entre nós de 1 a 5 de fevereiro uma missão técnica de acompanhamento do Bureau de Cluster "Sahel / Dakar" da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho que financiou através da Federação mais de 39.000 contos na execução do Plano de Ação da Operação "Covid-19 em Cabo Verde", em conformidade com o Memorando de Entendimento assinado entre a Cruz Vermelha de Cabo Verde e a IFRC em Maio de 2020 e que termina agora, em março de 2021. 

Esta delegação é chefiada pela responsável financeira do Bureau de Cluster “Sahel/Dakar, Sra. Salimata Ndong e conta ainda com a presença do Sr. Quentin Desportes, Coordenador Administrativo e Financeiro que terão como missão analisar o cumprimento da parceria entre CVCV e a IFRC no quadro da primeira fase desta Operação Covid-19 levada a cabo pela Cruz Vermelha de Cabo Verde que termina em março próximo, como também identificar os constrangimentos e as necessidades encontradas durante a sua execução e perspetivar uma nova parceria de apoio financeiro para a fase seguinte.

Segundo José Simedo, Chefe do Departamento de Catástrofe e Coordenador do projeto, no final da visita será produzido um relatório sobre a performance de resposta à Covid, tanto nos aspetos operacionais como administrativos e financeiros, onde constará uma avaliação e aconselhamento em relação a pertinência desta organização continuar a garantir o apoio monetário, como também uma síntese concernentes a processos pendentes de outros contratos financeiros existente entre as duas instituições.

Durante a estada desta delegação em Cabo Verde, ela será recebida pelo Presidente da Cruz Vermelha de Cabo Verde, Tenente Coronel Arlindo Soares de Carvalho e terá encontros de trabalho com o Secretário Geral da CVCV, Dr. Salomão Furtado, o Coordenador do Projeto “Covid-19 em Cabo Verde” e a equipa Financeira da CVCV chefiada pelo Diretor Administrativo e Financeiro, Dr. Afonso Tavares.

Recorda-se que a última delegação do Bureau de Cluster "Sahel / Dakar" da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho visitou a Cruz Vermelha de Cabo Verde foi no ano 2000, portanto há vinte anos.

Introduza as suas credenciais