Últimas Notícias


Servindo Voluntariamente Cabo Verde e a Humanidade

A Cruz Vermelha de Cabo Verde foi aceite como Membro Associado do EUCED - Agrupamento Europeu de Interesse Económico, EEIG. Esta organização foi instituída para a cooperação económica e desenvolvimento, quer a nível europeu como internacional e que tem, também, o estatuto de Instituição Oficial Representativa de interesses na União Europeia com quem a Sociedade Nacional tem mantido há dois anos a esta parte um agradável e frutífero relacionamento.

Membro Associado deste agrupamento é uma das quatro categorias europeias legalmente existentes, e que se destina a entidades originárias de Países situados fora da UE e da Área Económica Europeia. 

O EUCED está sediado em Portugal e acreditado em todas as Instituições da União, incluindo o Conselho Europeu, o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia. Ele tem promovido ao longo de vários anos as suas atividades conjuntas no espaço da União Europeia e da Área Económica Europeia, estimulando parcerias e alianças estratégicas em outras regiões do mundo, representando os interesses e necessidades dos seus Membros e Associados. Encontram-se atualmente domiciliados em 60 países, sendo 35 dos quais, na Europa.

A sua ação principal incide em áreas como Cooperação Nacional e Internacional, Desenvolvimento Sustentável e Ambiental, Academia e Investigação, Estratégia de Desenvolvimento, Advocacy e Diplomacia Económica, Comunicação e Publicações, entre outras, envolvendo entidades várias como Autoridades Nacionais e Regionais, Meio Empresarial Público e Privado, Associações, ONG´s, Câmaras de Comércio e Indústria.     

Presta, ainda, regularmente pareceres de alto nível à Comissão Europeia e ao Parlamento Europeu, sobre diversas matérias legislativas europeias e internacionais, participando em grupos de trabalho, bem como na divulgação, participação e no acompanhamento permanente em diversas iniciativas relevantes nos segmentos político e legislativo da União Europeia e das suas unidades, como o Banco Europeu de Investimentos, além das colaborações com outros reconhecidos órgãos de relevo mundial.

Tem também ligações credenciadas a diversas entidades do meio académico, científico e tecnológico para efeitos de cooperação multilateral, pública e privada, nos países da Área Económica Europeia e de outras regiões externas.

Introduza as suas credenciais